sábado, 23 de outubro de 2010

Mais que Paixão!

Sacrifício e paixão: duas palavras que significam muito mais que o conjunto de algumas letras. Mais que letras, sentimentos... e é justamente neste ponto que o espírito cria condições para se desenvolver; nem que para isso tenha que criar algo aquém do já posto... e por posto temos uma vida fora de nosso ser.

Se queres que o ser tenha condições de exercer sua paixão, saiba que, além de ser, há o existir, e apenas existimos quando temos tempo para dizer ao mundo que nossa existência não depende do mesmo. Nossa existência depende unicamente de nossa paixão em se fazer acreditar. Se eu acredito que posso existir, mais que uma paixão, estou tendo uma constatação. Afinal de contas: quem garante minha existência?

Se há algo a temer, que não seja o medo de viver e de se apaixonar. Eu quero me apaixonar pela vida, e garantir a esta minha nova vida uma condição de vida em abundância. Vejamos, pois, como esta abundância pode redundar noutro ser... não que eu queira isso, mas sei que meu espírito enseja isso; com todas suas condições de existência: aliás, sua vida depende deste desejo.

O conhecimento, em nós se transmudou em paixão, que não se intimida diante de nenhum sacrifício e no fundo nada teme, a não ser sua própria extinção; acreditamos sinceramente que toda a humanidade, sob o ímpeto e o sofrimento dessa paixão, teria de se acreditar mais sublime e consolada do que até agora, quando não havia superado a inveja pelo bem-estar mais grosseiro que acompanha a barbárie. (Aurora: § 429)

Gostaria, realmente de ter condições de fazer de meu bem-estar um mal-estar, pois só assim teria condições de sentir-me incomodado com a vida e, com isso, criar um caminho saudável para minha paixão e sua concomitância ao espírito que gostaria de ressuscitar, nem que para isso o Frankenstein venha junto!

O conhecimento precisa de partes alheias...

Nenhum comentário: