segunda-feira, 25 de outubro de 2010

História Em Vida...

A vida precisa estar sempre comprometida com ela mesma, ou seja, sempre com a própria vida e nunca sendo conduzida por outrem. Assim, este compromisso tenciona trazer à vida mais vida, garantindo que ela se conduza a si mesma, construindo, com isso, uma maneira de se criar este vínculo – da vida com ela mesma – é a garantia e a conduta de sua existência, ou seja, a forma como levamos este compromisso.

A história, nesse sentido, pode ter grande utilidade e valia para que a vida se afirme a si mesma, visto que, nada melhor que contar à vida sua existência histórica e a maneira como este compromisso se daria neste tempo histórico.

Para que o fenômeno do conhecimento seja da própria vida ou da história desta vida ele não pode ser, nem se apresentar morto, pois isso não garante utilidade nenhuma à vida e ao conhecimento em si mesmo. Já, por outro lado, um fenômeno pulsante e vivo passa a ser melhor utilizado por esta vida como uma referência de conhecimento a posteriori. Além do mais, a potência deste fenômeno está justamente na pujança da vida e sua pulsante existência.

Para que a história não encerre a vida nela mesma, fazendo-a perecer, ela necessita de um fluxo muito forte e constante, ou noutras palavras, um fluxo vivo e pulsante. Vejamos, pois, como isso se daria: A história pensada como ciência pura e tornada soberana seria uma espécie de encerramento e balanço da vida para a humanidade. A cultura histórica, pelo contrário, só é algo salutar e que promete futuro em decorrência de um poderoso e novo fluxo de vida, por exemplo, de uma civilização vindo a ser, portanto somente quando é dominada e conduzida por uma força superior e não é ela mesma que domina e conduz. (Da Utilidade e Desvantagem da História Para a Vida: § 1)

Sua condução, portanto, seria o próprio fluxo da vida: um olhar no passado com uma visagem ao longe. Uma condução pura e simples do que é a vida e de como a história pode ser benfeitora dessa vida viva e pulsante. Se há um compromisso com o tempo, que seja com um tempo vivo, um tempo que não esteja coberto de poeira!

Nenhum comentário: