domingo, 24 de outubro de 2010

Ah!!... O Conhecimento!

O conhecimento, quando referendado, pode ser punido, e a paixão pelo conhecimento acaba sendo o ponto de referência para essa punição. Resta saber a quem convém essa punição... será que ela convém a quem pune ou a quem é punido? Não sei responder, com uma pergunta questiono o seguinte: até que ponto o que coloco na mesa tem a ver com a realidade que está ao redor da mesa?

Não sei, o quê sei é que, caia a humanidade, mas viva o conhecimento: Talvez mesmo a humanidade sucumba por esta paixão do conhecimento! – nem mesmo este pensamento pode nada sobre nós! (...) O amor e a morte não são irmãos? Sim, odiamos a barbárie – preferimos todos ver sucumbir a humanidade a ver regredir o conhecimento! E, por fim: se a humanidade não sucumbir por uma paixão, ela sucumbirá por uma fraqueza: o que se prefere? Essa é a questão principal. Queremos para ela um fim em fogo e luz ou em areia? – (Aurora: § 429)

Se o fogo vem como Fênix e a luz vem como Prometeu, a areia, em momento algum, nos passa de forma concreta..., aliás, nos passa pelos dedos; o que traz um problema ainda maior: segurar o quê? Sei não, se não tem o que segurar, ao menos temos um ponto para nos fixarmos: que viva o conhecimento e que pereça a humanidade!

Apenas assim poderemos ter garantia de que o conhecimento, mesmo com um cataclismo global, não perecerá!

Nenhum comentário: