sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aurora


O impulso ao conhecimento, como qualquer outra paixão, não pode ser controlado, pois isso feito, nosso feitio cria nova roupagem e garante algo que não nos pertence, por isso, imagino que a integridade do ser seria justamente a repulsa a modos alheios e o tesão a modos próprios, visto que o não-feito pode ser melhor compreendido que o feito já posto.

Dessa forma, a força de nossa vida pode ser comparada e mensurada sobre a força que exercemos sobre nossas paixões, criando um invólucro protetor para que nossas paixões não nos deixe em apuros. Quero crer que nossas paixões só são fortes porque minha (nossa) vida está acima de meros receptáculos de memória.

E assim, amar a vida seria transmutar paixão em tesão e sangue, oferecendo-nos o gozo do paraíso, e esta força só se mostraria, em paraíso, quando nossa memória se encontra aquém destes receptáculos. Nossa vida, nossa paixão, e todo o entorno elementar desta celeuma, poderiam criar uma destexturização de nossa identidade, dando-nos uma nova possibilidade de compreender o mundo sem que o mesmo nos engula, por isso, imagino que isso pode ser útil quando nossa identidade estiver recoberta pela poeira do tempo, e a história contaminada pelo vício dos homens.

Voltando ao ponto principal: o impulso ao conhecimento, e somente ele, é o responsável por esta nossa nova possibilidade de vida...; resta saber se nossa vida está aberta a essas novas possibilidades...

O fato é que nosso impulso ao conhecimento é forte demais para que ainda sejamos capazes de estimar a felicidade sem conhecimento ou a felicidade de uma ilusão forte, firme; é penoso simplesmente representarmo-nos tais estados! A intranquilidade do descobrir e adivinhar tornou-se tão atraente e indispensável para nós quanto o amor infeliz para aquele que ama (...). (Aurora: § 429)

Infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista), amar de forma infeliz pode ser o melhor remédio para sairmos do engano e reconhecermos, realmente, qual o futuro que queremos para nós!!!

Nenhum comentário: