sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sexo e Futebol: com a Palavra; os Britânicos!



A máxima de que o sexo é um ato selvagem, coisa de ancestrais longínquos, quase animais, e seres primitivos, homens estes em que a sapiência ainda não atingira patamares necessários de existência digna, regado a muito preconceito, pode parecer algo distante, todavia, conforme pesquisa divulgada recentemente pela BBC de Londres (http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u403311.shtml), é uma realidade cada vez mais frequente entre os britânicos. Um país onde, há muito tempo, sua diversão virara sinônimo de enriquecimento – às vezes ilícito, às vezes lícito, travestido de lavagem!

Ainda mais quando sua predileção vai para o lado do futebol (e nada melhor que a Inglaterra para falar do mesmo, afinal de contas, é o país onde os clubes são os mais ricos e que tem os dois melhores times do continente, ao menos, melhores do ponto de vista do investimento e do gargalo ilícito de transferência de bens e valores: vide a final da Europa Champions League, entre Chelsea e Manchester United; vencida por este último), embora um futebol que se tornara mero deleite capitalista para acumulação de bens e capitais, diferente da magia e da alegria do futebol de várzea, este mesmo, humilde de dinheiro e rico de talentos.

Sendo a Inglaterra um dos pontos máximos do capitalismo atual, não é de se espantar o resultado de uma pesquisa como esta, aliás, é apenas de se esperar que tal resultado se concretizasse... triste realidade para alguns, ricas benesses para outros (que o diga Roman Abramovich e Malcolm Glazer). Talvez isso explique o resultado: num local onde diversão é considerada mera coisa deixada de lado, nada como mirar os olhos para aquilo que é maior (?!): o dinheiro; logo, tamanha predileção por um esporte que se tornou local mais apropriado para a lavagem de dinheiro de corrupção e roubo – afinal de contas, assistir futebol é melhor que fazer sexo, não é mesmo, senhores britânicos? Seria mera coincidência de um país onde o capitalismo conseguiu se tornar ponto alto de justificação moral e coletiva?

Considerados os povos mais elegantes do mundo, uma frase me parece surgir da boca destes lordes “Sexo é coisa de estivador, a Europa não perde mais tempo com esse ato selvagem”, afirmando, tão-somente, um problema de milênios e confirmando um lugar-comum dos mais sabidos, além de nos mostrar apenas uma justificação para o uso e lavagem de tanto dinheiro, num lugar onde nada melhor que este último – e em Libras Esterlinas, o que é melhor: a moeda mais forte do mundo, do ponto de vista de valores – para nos proporcionar prazeres carnais múltiplos, ou conjunções carnais dignas de deuses; nas palavras de Xico Sá, colunista do caderno Esportes da Folha de São Paulo.

Encerro por aqui este texto, afinal de contas, logo abaixo dele tem um que explica de uma maneira primorosa possíveis desdobramentos de um outro constructo moral possível, além do mero ver futebol ao invés de fazer sexo: obviamente, não com referência direta ao sexo, mas ao capitalismo e sua consequência inglesa mais gritante: o futebol!

O texto adiante é somente um petisco do que o Aforismos: Anarquia (http://clioedionisio.blogspot.com/2008/05/aforismos-anarquia.html) – um belo aforismo por sinal, sempre Clio nos mostrando o que de fato sabe: és um adulador das belas palavras, do belo texto e do belo dizer – tem a nos dizer: “Nesse sentido, a sociedade do futuro não é o contrário da sociedade burguesa, nem o socialismo o contrário do capitalismo, mas uma forma diferente de viver, imponderável para os que vivem hoje, imprevisível e com todas as variáveis que o hoje nos possibilita ver, mas também com todas as variáveis que nem podemos imaginar. É nisso que consiste a nossa defesa na autonomia, na autogestão, enfim, na ação direta dos próprios interessados na mudança.”

3 comentários:

Adonile disse...

Valeu mano pelo elogio!
Seu telefone continua o mesmo, estou com saudade de bater um papo contigo... menos sobre futebol, he, he, he... os motivos você já sabe...

Anônimo disse...

Te aquieta garoto, também teria motivos para não falar sobre fute... não se esqueça do Maracanazo e do vexame do Flamengo perante o América-MX.

Walmir disse...

Hoje estou para brincadeiras, mano blogueiro. Pesquisa entre ingleses não me convence. Inglês é um cabra que tem de beber aqueletanto apenas para suportar a si mesmo.
Paz e bom humor sempre.
Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net