sábado, 17 de maio de 2008

Seção D'Outro


Sem Latinha no Estádio
(Uma homenagem ao blogue Futebol, Política e Cachaça)

O texto abaixo foi enviado pelo Ivan Moraes Filho, do blogue Bodega (http://www.bodega.blog.br/). O drama relatado já foi debatido neste site e também pelo Marcão no blogue Papo de Homem (http://papodehomem.com.br/futebol-e-boca-seca-no-combinam), mas continua a polêmica. Proibir bebidas alcóolicas no estádio serve para quê mesmo?

Era uma noite de quarta-feira como muitas outras. Mais uma vez, vestia a camisa rubro-negra do Sport. Mais uma vez, chegava à Ilha do Retiro várias horas antes do início da partida. A gente fica sempre por ali, na sede do clube, tomando uns goles de cerveja e fazendo a resenha pré-jogo. Quem vai jogar, quem não vai. Como será o esquema tático, quanto será o jogo. Quem é o juiz?

Ontem, porém, o assunto era outro.

“Vai vender cerveja lá dentro?” era pergunta constante. Afinal de contas, poucos dias antes a Confederação Brasileira de Futebol determinou que em partidas de campeonatos nacionais seria proibida a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios. Mesmo sabendo dessa tragédia, a gente fazia que não acreditava. Que isso devia ser coisa lá de São Paulo, Rio de Janeiro. Enfim, a gente acha que só pode acontecer com os outros.

Dito e feito. Subindo as escadas que dão acesso às cadeiras, o bar vazio denunciava a norma em vigor.

Mas a gente não quer acreditar no que vê.

Pois é, quando a CBF busca se interessar por assuntos "importantes", é esse tipo de polêmica que ela cria... ainda falta muito: quando é que o Brasil vai começar a se pensar (e a se ver) com maturidade? Quando é que conseguiremos fugir dos lobbyes que ainda assolam aquilo que seria o meio mais democrático de o Brasil se entender como tal? Imagino que isso nunca venha a acontecer, a não ser... difícil heim... quando o dinheiro deixar de determinar os rumos de nossa democracia: esteja ela no DEM, PMDB, PSDB ou PT... isso é Brasil... isso é democracia representativa!

E vamos vivendo!!!!!!!

Nenhum comentário: