quinta-feira, 1 de maio de 2008

Crônicas do Contemporâneo!



Como podemos notar, as informações que os homens colocam no mundo – e hoje com muito maior incidência devido a Internet – podem servir de respaldo a toda e qualquer intenção que queiramos almejar.

Nessa seara, o conhecimento ganha a força de um turbilhão de forças. Se até então não sabíamos como lidar com a falta de acesso à informação e, por conseguinte, seu usufruto, hoje não sabemos como lidar com tanta informação. Se havia uma contradição enrustida, enrodilhada nos quehaceres de nossa vida, hoje há uma contradição que grita-nos ao ouvido a cada instante.

O fato de estarmos diante de tanta informação, com suas mais variadas nuances, também, por si só, é uma contradição, pois dizem coisas demais... e cada um com seu referencial de conduta e cognoscência. Esta contradição in loco é capaz de trazer até nosso universo psíquico, as variedades posições que o mundo oferece...

Se esta é uma crônica da civilização contemporânea, é também uma crônica de nosso universo cognoscente!

Um comentário:

Walmir disse...

pois então,mano blogueiro filósofo,
éoque chamam de "violência da informação".Vejo como enorme festa,multidão de conversas, zumbidos sem fim. Ao finalde que noslembramos? De umas poucas coisas que conversamosem sepadado cm alguém, de ummurmúrio entreouvido de passagem,de determinados movimentos corporais, alguns olhares, da sensação de euforia. E o que resta? Talvez tenhamos percebido quase nada, talvez da festa nos fique apenas uma ressaca injuriosa.
E a fsta foi apenas uma.
Ha inúmeras ao mesmo tempo.
Durante todo o tempo.
em todos os lugares.
Há que se escolher algumas, aquelas que nos tocam mais de perto o coração e dentro da balbúrdia que esta mesmo apresentar, escolher umas partes boas, significativas, separá-las das suas póprias miseriazinhas.
Paz e bomhumor sempre que não for impossível.
Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net