sexta-feira, 12 de junho de 2009

Seção D'Outro


O BAIXO CLERO

Walmir Carvalho - mano blogueiro

Rapaz, me dá pena quando há consenso de xingamento pra cima de um deputado do baixo clero. Adoro o pessoal do baixo clero. Adoro os discursos deles. Ligo, vejo, dou risada. E entendo eles. Eles e os seus discursos e os seus atos.
Vai que o Roberto Da Matta, antropólogo afamado, escreveu no jornal Globo esculachando com o cabra que falou: “tou me lixando para a opinião pública.”
Comparou ele com um professor que se lixasse para os seus alunos ou com um médico que se lixasse para os seus pacientes.
Discordei.
Eu, apreciador de todas as burradas, jequices e malandragens desses deputadozinhos quase anônimos, entendo que ele entende assim: "Opinião Pública é aquela dos jornais e das tvs e do povo-cabeça. A Opinião que me interessa é do pessoal da minha base."
A base é uma paroquiazinha onde ele convive com umas remelas interioranas espalhadas em alguns municípios, bairros e distritos, se ajusta com um e outro prefeitinho, com uns vereadores e deputados estaduais, se liga a pastores ou padres, atende umas creches, faz discurso numa rádio que ninguém a não ser o povo daquela cidade ouviu falar, consegue encascalhar uma estradinha, doar uma kombi para uma associação, quebra galho em defesa de alguns comerciantes, fazendeirões e fazenderinhos, abre um posto de saúde, uma agência da Caixa ou posto do BB, ajuda numa obras, num rodeio, apresenta rapazes e moças para alguma possibilidade de emprego, faz lobbie numa empresa para captar recursos para algum projeto municipal seja de grupos culturais, ambientais, assistenciais, leva vereadores e prefeitos para um seminário, e um tanto de outras miudezas, mistura bondade e sacanagem.
Aí eles chegam no Congresso e a opinião publicada diz que são obrigados a pensar em projetos nacionais, ajustes internacionais, LDOs, aprovação de medidas do governo, mais isso e aquilo.
E fazem o quê?
"Me dá o meu, pra mim e pra minha paroquiazinha, e voto no que vocês quiserem".
Negocia.
Os mais espertos enricam, outros, que não conseguem compensar sua paróquia, ficam um mandato só, desaparecem.
Vendo o noticiário, a opinião publicada, parece que todo político fica rico, com a vida feita e pode mesmo se lixar pra sociedade.
Pode, não.
Cada 4 anos tem que correr atrás de voto.
E voto custa caro, rapaz. Custa obra, benefícios, contatos demais, conchavos, discursos, atuação pra base, adulação e atendimentos aos caciquinhos paroquiais, um empreguinho aqui outro ali.
São estórias impagáveis que cada cabra do baixo clero tem.
Mas são eleitos.
E o judiciário que não é eleito?
E o STJ que nunca condenou ninguém. Devia ser STS = Supremo Tribunal de Soltura.
Camarada nomeado pra lá faz mais cocô num ano do que um deputadinho do baixo clero na vida inteira.
Bom, talvez haja aqui algum exagero.
Mas xingar deputado é bom demais, não é?
Dá boas manchetes, boas matérias, boas chamadas na tv, gera umas revoltas.
Revoltar é outra coisa boa, é ou não é?
O Congresso está se lixando para a Opinião Pública!
É assim que ficou estampado depois do que disse o deputadinho.
E tome revolta. Desde a cara de nojinho treinado dos apresentadores de TV.
Mas eu acho que quem representa mesmo o voto popular é o deputado do baixo clero. Podem apedrejar (literariamente), mas acho.
Ele não tem espaço na mídia corporativa que nem o Mercadante, o Suplicy, o Temer, o Sarney e mais um tanto de cobra criada.
Ele só conta com sua base.
Só aparece na mídia quando esmaga os bagos do politicamente correto ou se mete numa enrolada qualquer.
Ele tem base.
Cobra criada - os cabeças coroadas - não tem base, tem é poder eleitoral, não pedem voto em cidadezinhas, distritos, bairros.
O cabra do baixo clero tem base, sim.
E tem que ficar esperto senão a base se larga dele.
Ele não se lixa para a sua base.
Ele se lixa para a Opinião Pública, esta que conhece o Sarney, o Temer, o Mercadante.
Não dá pra comparar o professor se lixando para seus alunos com o deputadinho que se lixa para a Opinião Pública.
Não é assim, não, Da Matta.
Ele é justamente o professor que não se lixa para os seus alunos, pelo contrário, ele é o vendedor que só se lixa para os seus clientes. Os outros são "a opinião pública".

Paz e bom humor, malandragem.


Nenhum comentário: