terça-feira, 3 de junho de 2008

Enquanto Isso, nas Minas Gerais...





Liberdade, ainda que tardia!

Oh Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais...


Em recente denúncia de um estudante de jornalismo, formado em 2006, de nome Marcelo Baêta, em seu trabalho de conclusão de curso (uma espécie de monografia-documentário) intitulado Liberdade, Essa Palavra, temos uma constatação um tanto quanto assustadora, além de desalentadora para os adeptos dos símbolos que aparecem no quotidiano, vinda dos ares altos e frescos das minas gerais e sua infinidade de montanhas, em especial à Serra do Curral... lugar de longa data, e história.

Exatamente vindo do Palácio da Liberdade, local-político que deveria fazer uma homenagem a Tiradentes e seu sonho de liberdade, 200 anos atrás, foi que se direcionou esta crítica, escancarando algumas entranhas difíceis de serem aceitas. Apontado por muitos como possível candidado de Lula para as eleições de 2010, e sempre inspirando ares de bom moço e bom administrador (não é à toa que recentemente ele divulgara um tal de déficit zero nas contas mineiras), uma notícia que pode jogar por terra tudo isso, apesar de sabermos que os ecos da Internet, nem sempre, dão resultados. Desde, é claro, que a media mineira a leve a sério - coisa que, pelo visto, não virá a acontecer.

Numa clara menção de falta de respeito, e de cerceamento ditatorial, nosso governador tem se metido nas redações de jornal e televisão (indiretamente, visto que, às claras isso não pode ser visto) e coordenando algumas demissões em massa. E, por mera coincidência, nos últimos anos a verba governamental, direcionada para os órgãos de imprensa, deu um salto fabuloso em seu valor; principalmente depois do anúncio do déficit zero.

Muitas teorias da conspiração rondam nosso país, em nossa imprensa virtual (principalmente), mas o mais interessante é que, quando a media internacional se envolve com o assunto, é sinal de que a coisa é séria. Resta saber se as coincidências da política descambariam para Minas, ainda mais agora que vemos PT e PSDB se unindo, ao menos em Belo Horizonte, para fazer um governo de coalizão, em nome do PSB (talvez preparando o terreno para 2010). E, o mais interessante é o fato de sempre aparecer alguma notícia cabeluda envolvendo medalhões... e nunca beirando a bela praça - ao menos - do Palácio da Liberdade na figura de seu bom moço; neto de Tancredo... praça linda, de nome Praça da Liberdade...

Quem diria, local onde a liberdade tem deixado de dar voltinhas... bela nota!!



http://www.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g

Um comentário:

Walmir disse...

mano blogueiro,
aqui em Minas há uma expressão assim: "senso da hora grave". É o que dizem os editorialistas, os políticos, as pessoas de poder, referindo-sea momentos em que todas as cabeludagens devem ser escondidas em benefício de um bem comum a eles.
"Senso da hora grave", senso de que o cavalo arriado deve aparecer na curva e que todos devem se aproveitar.
Uma miseriazinha a mais entre montanhas.
Não tem nada a ver com liberdade, mas com cumplicidades consagradas pelo tempo e que derivam de jagunçagens.
Paz e bom humor, sempre.
Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net