sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Melancolia de Passado...


Voltar no tempo, da mesma forma que nos faz acabar com alguns mitos, também nos deixa um pouco paranóicos com o passado, pois, este passado pode estar muito carregado, cheio de vícios. Ao mesmo tempo que é importante rever este passado, mais importante ainda é seguir adiante, aconteça o que acontecer, ou mesmo, acontecido o que tenha acontecido. Daí a importância de encarar esta situação como uma proteção, um reguardar das agruras do tempo.

De passado nada como pensá-lo com leveza, tirando de nossos costas, e do mundo, o peso que o mesmo algum dia foi e que ainda pode estar nos incomodando. O barco precisa zarpar, e o bom marinheiro é aquele que sabe o caminho a seguir, e ainda, conhece o caminho já havido.

Sua existência deve estar ligada a este pequeno retrocesso, sem que isso se torne um peso para si, ao contrário, é o retrocesso do ir adiante, do pensar para frente. Talvez assim, nossos gestos apareçam um dia como passo adiante. Quem percebe de modo claro o problema da cultura, sofre de um sentimento semelhante ao de quem herdou uma riqueza adquirida ilegalmente, ou ao do príncipe que governa graças às violências de seus antepassados. (Humano, Demasiado Humano: § 249) Precisamos nos livrar desta herança que, de uma certa forma, não nos pertence, deixando o mundo pesado, e as nossas costas doloridas. Esta riqueza advinda de tal herança maldita, neste sentido, não convém, muito menos tem alguma utilidade à cultura, à humanidade.

Pessoas que pensam com tristeza em sua origem, e com frequência tem vergonha e fica irritado. Todo o montante de energia, vontade de viver e alegria que dedica ao que possui é muitas vezes contrabalançado por uma enorme fadiga: ele não consegue esquecer sua origem. (§ 249) E ao chegar neste estágio, seu futuro (seu passo adiante) fica comprometido. É como se lhe faltassem energias para caminhar adiante, visto que este ir adiante pode ser, por vezes, muito pesado. Esta falta de energia deixa-nos fraco e doente, automaticamente, faz com que nos acomodemos com o que já está posto... e isso é retrocesso retrógado; e jamais um retrocesso para ir adiante.

Estas pessoas olham o futuro com melancolia; os seus descendentes, ele já sabe, sofrerão do passado assim como ele. (§ 249) Esquece-se que, assim como eu, os que virão depois de mim herdarão esta herança maldita. Criaram maneirismos de tempo; maneiras que se repetirão por várias gerações. E são exatamente estas manias que manterão o mundo doente... mais ainda do que está.

Nenhum comentário: