Por Kant
Eu diria que Kant pega e empirismo e o racionalismo
e os coloca lado a lado, no entanto, sem se bastarem por si só. Entra neste
ponto a crítica da razão pura, visto que, ao pensar o objeto como algo que
depende das sensações advindas da sensibilidade espaço/tempo, ele está traçando
um novo elemento. E esta crítica se direciona a ambos elementos, por um lado a
experiência que pode nos enganar, e por outro o racionalismo que precisa ser
pensado a partir de uma premissa, evitando a confusão entre fenômeno e coisa em
si. Um elemento mais crítico àquilo que outrora se praticava em filosofia.
Pensar a razão por si só não bastaria, visto que nossas sensações poderiam
deturpar esta produção do saber, aliás, não as nossas sensações, mas aquelas
advindas da relação espaço tempo. E aqui eu poderia usar as seguintes palavras
para justificar esta tese: "Para Kant, o exercício puro da razão, isto
é, sem a experiência, não possibilita o conhecimento, por isso, a crítica. Não
haveria conhecimento nesse caso, pois, segundo Kant, a experiência traz o
material que as formas a priori do entendimento irão organizar."
E este material advindo do mundo e introduzido na mente, por meio da razão,
precisa ser aprofundado, por isso a crítica, evitando que as informações que
nos cheguem sejam apenas fenômeno, já que a coisa em si é difícil de ser assimilada,
isto é, difícil de ser mensurada. E ainda mais informações a respeito: "Por
outro lado, também critica o Empirismo que coloca toda a cognição a partir dos
sentidos. Kant concorda que o conhecimento inicia-se pela experiência, porém,
para ele, esses dados recebidos são organizados por formas existentes a
priori em nossa razão, a saber, as formas da sensibilidade do
espaço e do tempo." O grande problema que
os sentidos demonstram, novamente, têm a ver com o fenômeno que nos chega como
conhecimento a ser recebido, aliás, como conhecimento a ser captado. Resta à
razão pura buscar no a priori o elemento que
traduza este fenômeno e o transforme em saber palatável. Enfim, empirismo e
racionalismo não são descartados, mas aprofundados e melhorados, pois a razão
pura terá condição de fazer com que estes elementos, a partir da crítica, se
transformem em saber... se transformem em conhecimento de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário