quinta-feira, 25 de julho de 2013

Educação Ambiental na Escola



Recentemente (no ano de 2007) participei de um projeto ambiental interessante na cidade de Mineiros do Tietê – região do Médio Tietê – na escola Antônio Ferraz, da qual eu era professor efetivo. Como eu participava de uma ONG, convidei a todos os participantes que puderam se locomover até Mineiros do Tietê, visto que São Manuel era a sede da ONG e ficava próximo 40 Km, para poderem efetivar o projeto.
Na cidade de Mineiros do Tietê havia uma cooperativa de catadores de material reciclável, em um galpão improvisado e no final da cidade. Em Mineiros não havia coleta seletiva e sempre me deparava com material reciclável (na própria escola inclusive) junto ao lixo orgânico; como faço separação em casa sentia que aquilo ali era um desperdício.
Pois bem, convidei os amigos da ONG e montamos o projeto. O apresentamos na escola, passamos por todas as classes (os alunos foram até o local previamente ocupado para receber informações sobre o processo de separação de lixo), com o intuito de convencer realmente a todos – uma clientela de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Após convencimento passamos à segunda etapa: agendamento junto à prefeitura de uma reunião com o prefeito – ou algum assessor próximo – para podermos discutir a possibilidade de implementar o processo seletivo em toda a cidade (que tinha aproximadamente 12 mil habitantes, à época.
Felizmente conseguimos implantar, a começar pela escola, visto que em dia desses fizemos uma espécie de mutirão pelos arredores do centro, região onde fica a escola. E a partir da semana seguinte a próxima prefeitura disponibilizou um caminhão para a cooperativa de catadores.
Uma forma de convencer a direção escolar a encampar este projeto seria apresentando este histórico, acima descrito, trazendo elementos como durabilidade de certos materiais inorgânicos (objetivo máximo da coleta seletiva), promover uma conscientização junto à comunidade escolar, neste caso pelo fato de ser uma escola numa cidade mais populosa.
A Educação Ambiental deveria ser uma preocupação desde que o homem pisa ao mundo pela primeira vez como espécie dominante. Apresentar este histórico de devastação e destruição pode ser mais que um argumento, aliás, seria uma necessidade de qualquer sociedade que realmente conhece seu papel.
E é na escola que qualquer prática deve ser iniciada, visto que: “pressupõe que a escola, como espaço social (…) propicie uma ação educativa, a adoção de uma visão crítica das questões que as comunidades vivenciam e que afetam a sua qualidade de vida.” (MANCINI & BULHÕES, 2011, p. 25)
Se a EA é algo premente, pois faz parte de nosso conviver em sociedade, é de suma responsabilidade as escolas pegarem para is esta função, senão não estariam fazendo seu papel como deveriam.

Referência Bibliográfica

MANCINI, Silvana Gomes & BULHÕES, Ignácio César de. Educação Ambiental na Escola. São João del-Rei, MG: UFSJ/MEC/SEED/UAB, 2011.

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