terça-feira, 30 de julho de 2013

Desejo de Mudança


O desenvolvimento de qualquer comunidade, em situação de perigo social, precisa partir daquilo que esta comunidade tem de melhor, de próximo e de mais especial: seus valores, sua cultura local e, principalmente, sua união e cooperação. Quando esta possibilidade vira uma realidade, o desejo de mudança, por si só, se transforma em mudança.
Aqueles que buscam esta "necessidade" sabem que, numa hora ou outra, ela pintará bem lá no íntimo; o que diferencia os grandes homens é o fato de esta vontade íntima se transformar em realidade... realidade nova, e não qualquer realidade.
Se esta tentativa se transformar em projeto, de forma automática, esta rede de cooperação tende a aumentar, incorporando cada vez mais novos valores aos já inseridos no grupo, e serão estes novos valores que darão uma cara nova ao grupo, logo, uma identidade outra ao mesmo. Estas manifestações que varreram o Brasil nas últimas semanas é exatamente a execução de um projeto e a efetivação de um desejo. 
Vão dizer que é uma tarefa difícil, já diria o contrário; cria-se um círculo virtuoso, fazendo com que os valores sejam atraídos por novos valores, e isso foi constatado com o pós das manifestações. Podemos dizer que ainda está longe do que queremos, mas novidades deixam de sê-lo quando se concretizam em atos, colocando em nosso âmago novas necessidades... ao menos àqueles que não estão contentes com o que aí está.

Nenhum comentário: