segunda-feira, 29 de julho de 2013

Gestão de Mudança e Conflitos


A criatividade pode ser algo inerente ao ser humano, no entanto, ela não é uma constância, já o trabalho, além de ser uma constância, nem sempre vem acompanhado da criatividade que não o está fazendo bem, e por isso busco a motivação do incômodo, pois o incômodo é o elemento que motiva o ser humano a ser mais do que, realmente, ele é, uma vez que a realidade só passa a ter significado quando a significamos.
Se o ser humano quer criar uma realidade para si mesmo, é porque ele não está satisfeito com a realidade que o circunda, e isso só tem uma explicação: o incômodo faz parte de sua vida.
Aquilo que compreendemos está diretamente ligado com esta realidade que quer ser outra, além de sua vida habitual, visto que, o que está compreendido como o que realmente é, se torna algo que buscamos para fazer diferença diante deste mundo que nos coloca sempre no patamar do outro, e, como tal, no patamar daquilo que não queremos, por isso a realidade é aquilo que queremos para nós mesmos: “Meu mundo é aquilo que pode ser captado pela minha consciência e é a linguagem que organiza o que me circunda, dá sentido a tudo que minha consciência apreende.” (SOUZA & CARVALHO, 2011: p. 26), e por este motivo dá significado à minha vida, por isso, minha vida é aquilo que quero para ela.
E isso significa que já introjetamos algo que está fora de nosso alcance, por isso a realidade desse algo é tão importante, pois garante que o que está fora de nosso alcance pode ser uma realidade plausível.
A partir do momento em que o incômodo faça parte da vida de alguém, é porque este alguém incomoda, e isso significa que há algo que está interferindo no dia-a-dia de alguém, e isso é o espírito do empreendedorismo, visto que: “(...) o comportamento empreendedor faz parte de um processo total que comporta várias dimensões da vida e diferentes escolhas (…) (NETO & CARDOSO, 2010: p. 15) que nem sempre são conscientes, visto que a consciência faz parte deste processo novo, que a mente quer desenvolver e que precisa de um ponto de partida.
O ser humano precisa pensar o novo como algo que o influenciará positivamente e não negativamente, por isso o novo é parte de um estágio da vida em que os conflitos colaboram com a evolução. Se o passado fosse o caminho certo, por suposto, ele não seria o melhor conselheiro.



Referência Bibliográfica

NETO, Bezamat de Sousa & CARDOSO, Merilane Emanuele. Pedagogia Empreendedora. São João Del Rei: UFSJ, 2010.


SOUZA, Marcos Sávio & CARVALHO, Luiz Fernando de. Gestão de Mudanças e Conflitos. São João Del Rei: UFSJ, 2011.

Nenhum comentário: