segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sociedades Maias, Incas e Astecas



Maias
No início do século XVI, quando os espanhóis chegaram na região do atual México, o território era habitado também pelos Maias. Os Maias construíram cidades com Tikal, Copán e Chichén Itzá. Nas cidades havia templos, casas de governantes e sacerdotes, monumentos e praças onde se realização celebrações religiosas. A maior parte da população vivia em pequenas casas fora dos centros urbanos.

A economia Maia era agrícola, eles comercializavam cacau, peles de animais, cerâmicas, tecidos de algodão e objetos feitos de pedras como obsidiana, jade e sílex. O povo pagava tributos aos governantes, trabalhando nas minas, na construção de pirâmides, no cultivo dos campos e na abertura e conservação de estradas.

Tidos como deuses, os governantes eram muito respeitados. Os Maias eram conhecedores de arquitetura, fizeram belíssimos templos e magníficos palácios, tinham também conhecimentos astronômicos e matemáticos. Criaram um calendário e um sistema de escrita bastante edificantes e coesos, e assim puderam registrar os acontecimentos da história do povo que julgavam importante.

Quando os conquistadores espanhóis chegaram ao continente americano, a civilização Maia já tinha perdido seu esplendor.

Incas
Na Cordilheira dos Andes e nas regiões banhadas pelo Oceano Pacífico havia, no início do século XVI, um Império sediado na cidade de Cuzco. Esse território pertence hoje ao Peru, Equador, Bolívia, Chile, Colômbia e Argentina.

O governante Inca era um imperador tido como divindade, ele governava com o auxílio de conselheiros escolhidos entre os membros de sua própria família. Os parentes também ocupavam cargos de prestígio no Império, como o de juízes, sacerdotes, generais e altos funcionários do Estado.

A economia do Império Inca era baseada na agricultura. As lavouras mais importantes eram a batata, o milho, o tomate e o feijão. Os Incas desenvolveram uma técnica de cultivo em terraços, aproveitando as encostas das montanhas andinas.

O Estado era dono de todas as terras, e os camponeses dependiam dele para poder trabalhar. Por isso tinham que pagar tributo em espécie (mercadorias) e em trabalho.

A sociedade Inca não era igualitária. O luxo e a riqueza da elite contrastava com a vida simples da maioria da população.

O Império Inca, assim como o Asteca, era formado por várias aldeias. Por razões de defesa ficavam no alto de montanhas. Esse rico Império despertou a admiração, mas atiçou também a enorme cobiça dos espanhóis.

Astecas
No século XVI, a região centro-sul do México abrigava um conjunto de sociedades (os Astecas). A principal cidade da região era Tenochtitlán. A Cidade do México, atual capital mexicana, foi erguida sobre as ruínas de Tenochtitlán.

Essas cidades eram habitadas por diferentes povos, que falavam diversas línguas, mas tinham em comum as técnicas utilizadas na agricultura, as relações comerciais e as crenças religiosas. Outra característica comum era a cobrança de impostos a partir de guerras e alianças militares. Os derrotados na guerra eram obrigados a pagar impostos aos vencedores em produtos ou em trabalho.

Além da cobrança de impostos também ocorriam guerras por motivos religiosos, nas quais o objetivo era fazer prisioneiros para sacrificar aos deuses. A religião tinha um relevante papel na civilização Asteca. Havia vários deuses, e os Astecas acreditavam que eles garantiriam a sobrevivência do seu povo, por isso a quantidade enorme de sacrifícios. Acreditavam também que os deuses orientavam a decisão do seu chefe supremo. Por isso construíam templos luxuosíssimos, decorados com objetos de ouro e prata, tão-somente para agradá-los. O sacrifício humano de prisioneiros era comum como oferenda aos deuses.

A sociedade Asteca era hierarquizada. A condição social do indivíduo era dada pela sua profissão ou atividade. Eles conheciam um tipo de escrita e criaram u calendário preciso. Eram hábeis artesãos e excelentes construtores. Todavia, foi rapidamente conquistada e dominada pelos espanhóis por volta de 1520.


11 comentários:

Anônimo disse...

Olá! é muito bom esse sit pois já encontrei tudo o que eu prescisava, menos uma coisinha mas passa é muito bom mesmo.

obrigada continue assim.

Anônimo disse...

nice job bom trabalho

Anônimo disse...

eu nao concordo

Anônimo disse...

porque men?

Anônimo disse...

eu odiei........
não tem nada do que eu queria.
fáçam melhor.
nossa quem escreveu é péssimo igual a pessoa que falou que essa MERDA é boa.
alias a pessoa que falou que isso é bom que é uma MERDA.
bay.....bay....
rsrsrsrssrs
seus bando de bestas!!!!!!!

Unknown disse...

obrigado vooc me ajudou muiito
valeu!!!

:D

Anônimo disse...

Pessoas idiotas que não sabem valorizar o trabalho do proximo por que, esse não faz melhor, se vc não achou o que precisava vá a uma biblioteca e faça uma pesquisa em um livro de historia, aqui as pessoas postam o que acham que vai ajudar pessoas como você que esta a procura de explicações... É cada tipo que vejo, pessoas assim não crescem mesmo, por que sempre querer de mão beija, ao invés de aproveitar tudo que esta ao seu dispor e ele mesmo fazer o que acha bom segundo sua vontade. É cada tipo de pessoa que vejo.

Anônimo disse...

Eu gostei muito...
quem tá criticando faz melhor então

Anônimo disse...

Muito bom
So faltou marajoara mas esta otimo bjssss

Anônimo disse...

adorei pois tinha TUDO o que eu estava procurando,e esta bem resumido

Anônimo disse...

vou indicar este site para todos meus amigos #amei