A Revolução Francesa, encarada por
muitos como o marco da era moderna, inaugura o Estado burguês. É nítido para
nós que, após este momento, a burguesia abre suas garras sobre os povos,
ditando uma cultura fortemente individualista e, acima de tudo, marcadamente
desigual. Segundo afirmava o próprio Marx no Manifesto do Partido Comunista, a classe burguesa é eminentemente
revolucionária e, como tal, tem as características essenciais para um processo
de mudança, mas por outro lado, é notadamente impositora.
No entanto, a intenção deste texto é
apresentar algumas problemáticas que dizem respeito à noção de revolução que,
segundo De Decca (1990), se encontra no campo das invenções e,
tradicionalmente, sobejamente sistematizada na memória coletiva e nas
representações e símbolos dos grupos sociais.
Como a História é uma construção que
não separa presente do passado (uma vez que o próprio pesquisador está ancorado
em seu tempo presente), o próprio termo de revolução deve vir intimamente
ligado a esta metodologia, ao passo que tal termo fora forjado por
historiadores e, destarte, por homens que pensaram este processo a posteriori. Desta forma, quando
falamos em revolução é-se necessário apontar o homem dentro deste processo, ou
seja, para se utilizar da noção de revolução, tem-se que buscar o homem em um
primeiro momento para, só depois, elencar os eventos que este homem construiu,
voluntária ou involuntariamente.
Melhor exemplificando a assertiva
acima, Furet (1989) afirma:
Não existe interpretação histórica inocente, e a história
que se escreve é também história dentro da história, produto de uma relação por
definição instável entre as particularidades de um espírito e o imenso campo de
seus enraizamentos possíveis no passado. (1989: p.15-6)
Todavia há que se ressaltar o
seguinte, apesar da História ser uma construção dentro dela mesma, isso não
implica que seja, meramente, “uma opinião
sobre o tema trabalhado.” (idem: p.16), ao contrário, tem que haver uma
identificação por parte do historiador com o propósito de sobreviver ao tempo
que passou.
Com efeito, dentro dessa identificação
é que podemos nos ater ao caráter da memória e das imagens de determinado grupo
social, ou senão o tempo passado pode se ‘apagar’, sendo erigido um outro no
lugar. Daí que entra a importância do presente historiográfico, com seu
distanciamento do fato, para o pesquisador, caso contrário podemos cair no
campo da discussão erudita ou mesmo da polêmica social.
Por outro lado, o caráter fundacional
da Revolução Francesa não pode, jamais, ser descaracterizado, pois, é fato
conhecido dos historiadores que, após o golpe da Convenção Nacional erigida em
1792, quando os jacobinos assumiram o poder na França, especificamente na
pessoa de Robespierre, tinha-se a imediata preocupação de iniciar o Ano I da
República e criar meses totalmente distintos daqueles que existiam
anteriormente. Estas informações são apenas sintomáticas para tentar mostrar o
caráter ‘novo’ da Revolução, com preocupações, inclusive, de se estruturar uma
nova mentalidade para as pessoas. Um outro exemplo é o termo cunhado pelos
Iluministas para caracterizar o absolutismo, a saber: L’Ancien Régime. Também preocupados com o novo que gostariam de
criar.
À luz dessas considerações é que
retomamos o valor da memória, dentro da História. Como mostrou a Revolução
Francesa, existia a preocupação de forjar uma memória totalmente nova, isto é,
tem-se a necessidade de conquistar não somente o poder político, como também o
cognoscente das pessoas.
Neste contexto, a grande preocupação
de Furet é tentar caracterizar a Revolução Francesa no que ele concebe como jogo de espelhos, uma vez que, ao mesmo
tempo em que inaugura um novo tempo, o faz com características velhas e
arcaicas, tentando impor certas atitudes, outrora viciadas. Cria-se uma
caracterização sobre a outra. É quando rediscutimos a noção de mudança. Até que
ponto se muda uma estrutura, de forma autêntica, tentando impor outra no lugar?
Assim, após lançar alguns
questionamentos, temos pretensão de apreciar a temática da revolução, ou mesmo
sua configuração conceitual e etimológica, nos dias atuais. Para este intento
nos utilizaremos de De Decca (1990) onde é trazida à tona tal discussão.
De Decca inaugura seu texto com a
seguinte problemática:
No campo das invenções das tradições revolucionárias
devemos caminhar com cautela, uma vez que as memórias aí se confundem, se
plasmam e também se refazem [como a História]. (1990: p.64)
Sem dúvida, a preocupação com a
memória mostra-se mais pertinente após a afirmação feita acima, no que diz
respeito ao ponto de vista de Furet sobre a Revolução Francesa. Tentou-se
forjar uma estrutura, e é para este cuidado que cuidado que nos alerta De Decca
quando se refere à noção de revolução, porque é um conceito que requer cuidado,
“uma vez que as memórias aí se
confundem...”, fazendo com que o historiador cometa algum tipo de desvio,
ou mesmo alguma deturpação.
Com efeito, também não podemos nos
esquecer da armadilha que é esta memória, ao passo que, por ser um campo difuso
e coletivo, também se encontra presente na mesma intencionalidade de uma
ideologia dominante e impositora. Os próprios franceses não tentaram recriar
uma nova memória? Pois é, também estamos propensos a cair neste erro, ao
analisarmos determinado movimento considerado revolucionário. Existe a presença
latente das representações da ideologia vencedora, é quando abrimos um
parêntese para indagar acerca dos vencidos; como era a memória que fora
subjugada?
Existe uma resistência muito grande,
por parte da crítica científica, em destronar mitos e mitologias políticas.
Pelas circunstâncias da memória histórica ser quase invisível, novas
proposições não conseguem atingir o âmago desta estrutura, afora a resistência
por parte da crítica científica perante o novo.
Pode-se dizer que o historiador
necessita de um trabalho quase hercúleo para comprovar sua tese, ainda mais
quando a mesma mexe nas estruturas tradicionais da memória histórica e
científica. A própria memória que se utiliza para quebrar uma outra memória
está dispersa nas mãos do pesquisador, por isso o cuidado com a utilização de
ambas.
Neste sentido, a Revolução Francesa
seria o paradigma mais plausível para questionar a própria noção de revolução,
dentro da memória histórica; esta última, reflexo muito próximo da memória
vencedora. Entretanto, este questionamento só fora possível a partir de década de
1970, onde tem-se um abalo sísmico dentro das proposições e ‘vanguardas’
marxistas. Este abalo conseguiu redimensionar os modelos de interpretação
histórica, trazendo à tona novas discussões.
Enfim, a grande preocupação de um
historiador verdadeiramente preocupado com a ‘verdade’ é saber questionar as
grandes mitologias políticas, propondo, em cima da memória histórica, a
possibilidade de uma nova e possível memória. Isso implica no comprometimento
com a profissão e, principalmente, na fuga de um modelo, destarte, de uma
cristalização do conhecimento. A própria revolução pode não ser tão
revolucionária assim.
Bibliografia Utilizada
DE DECCA, Edgar S. (1990). A revolução acabou. Reforma e Revolução/REVISTA BRASILEIRA DE
HISTÓRIA, vol. 10, n° 20, março/agosto. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, pp.
63-74.
FURET, François (1989). Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Cia. das Letras.
VICENTINO, Cláudio & DORIGO, Gianpaolo (2001).
História para o Ensino Médio: História
Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione.
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