Segundo o Dicionário
Aurélio,
um projeto é algo lançado
adiante,
posso afirmar que essa definição foi o que mais me surpreendeu,
simplesmente pelo fato de saber que a elaboração de qualquer
projeto se dá em um tempo muito vivo, com uma definição – e
objetivos – bem clara. Ou seja, num tempo presente muito peculiar,
onde tudo aquilo que vivenciamos, e ao foco específico do projeto,
acabam interferindo em sua definição.
Pensar adiante, com um pé
em um mundo de constante transformação é algo cada dia mais
complicado, até pelo fato de um projeto ser algo finito, e com
objetivos bem direcionados, embora, pisado em chão arenoso.
Vejamos como Brito &
Sabariz define isso, especificamente dentro da área educacional,
nosso principal foco:
(...) podemos dizer
que projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com
objetivos claramente definidos na solução de problemas,
oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema
educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade
de planejar, coordenar e executar ações voltadas para melhoria de
processos educativos e de formação humana, em seus diferentes
níveis e contextos. (2011,
12)
Assim, ao juntarmos o
lançar
adiante
com o compromisso em fomentar
a formação humana
em nossos alunos, poderia afirmar que, mesmo sendo tão escorregadio
em sua formação, aliás, em sua feitura, a definição de um
projeto e sua escrita acaba sendo uma aposta em futuro. Uma aposta
numa formação mais humanizada, objetiva e bem focada de nossos
educandos.
Afinal de contas, eles
são a geração que nos substituirá daqui a algum tempo, e isso
precisa ser revisto urgentemente, há que pensar no futuro como algo
realmente viável e, principalmente, muito bem definido. Isso sim é
elaborar
e gerir
um projeto com destreza.
Referência
Bibliográfica
BRITO, Jorge Nei &
SABARIZ, Antônio Luis. Elaboração
e Gestão de Projetos Educacionais.
São João Del-Rei: UFSJ, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário