quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lançado Adiante



Segundo o Dicionário Aurélio, um projeto é algo lançado adiante, posso afirmar que essa definição foi o que mais me surpreendeu, simplesmente pelo fato de saber que a elaboração de qualquer projeto se dá em um tempo muito vivo, com uma definição – e objetivos – bem clara. Ou seja, num tempo presente muito peculiar, onde tudo aquilo que vivenciamos, e ao foco específico do projeto, acabam interferindo em sua definição.
Pensar adiante, com um pé em um mundo de constante transformação é algo cada dia mais complicado, até pelo fato de um projeto ser algo finito, e com objetivos bem direcionados, embora, pisado em chão arenoso.
Vejamos como Brito & Sabariz define isso, especificamente dentro da área educacional, nosso principal foco:

(...) podemos dizer que projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos na solução de problemas, oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos. (2011, 12)

Assim, ao juntarmos o lançar adiante com o compromisso em fomentar a formação humana em nossos alunos, poderia afirmar que, mesmo sendo tão escorregadio em sua formação, aliás, em sua feitura, a definição de um projeto e sua escrita acaba sendo uma aposta em futuro. Uma aposta numa formação mais humanizada, objetiva e bem focada de nossos educandos.

Afinal de contas, eles são a geração que nos substituirá daqui a algum tempo, e isso precisa ser revisto urgentemente, há que pensar no futuro como algo realmente viável e, principalmente, muito bem definido. Isso sim é elaborar e gerir um projeto com destreza.

Referência Bibliográfica
BRITO, Jorge Nei & SABARIZ, Antônio Luis. Elaboração e Gestão de Projetos Educacionais. São João Del-Rei: UFSJ, 2011.