quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Saúde e Trabalho na Educação


A criatividade pode ser algo inerente ao ser humano, no entanto, ela não é uma constância, já o trabalho, além de ser uma constância, nem sempre vem acompanhado da criatividade, muito pelo contrário, pode vir acompanhado de doença, uma vez que, a potencialidade humana só se realiza em um ambiente em que corpo e mente estejam em harmonia, logo, sinônimo de promoção humana.
Se a sala de aula fosse um ambiente mais tranquilo, harmônico e sereno, pode ser que esta criatividade se desenvolvesse com mais frequência, por outro lado, em situações de conflito pode também haver criatividade, desde que este conflito não descambe em patologias (doenças); o grande problema é que o professor não está mais envolvido apenas com a sala de aula, muitas vezes seu trabalho ultrapassa este ambiente, chegando aos lares das famílias.
Aliás, os lares das famílias têm chegado cada vez mais à sala de aula, e é neste ponto que a criatividade acaba sendo deixada de lado, uma vez que, nosso papel acaba por extrapolar as meras funções do lecionar e, como tal, do ser criativo.
O trabalho, numa situação como essa, perde parte de seu significado, e é justamente a parte vinculada à criatividade que acabamos por perder; e isso é possível ao nos dispormos a mais coisas que nosso preparo e nossa profissão, em si, se fizeram.
O vínculo do professor com o aluno tem sido cada vez mais intenso (para não dizer íntimo), nosso papel de mestre se refez e se transformou em resolvedor de problemas familiares; ou fazemos isso ou não conseguimos trabalhar, logo, não conseguiremos exercer nossa criatividade, por isso, repito, nem sempre a criatividade vem acompanhada de um trabalho que, sobremaneira, deveria ser criativo.
O ambiente escolar é totalmente propenso ao desenvolvimento de toda criatividade, visto que ele favorece isso, embora, cada vez mais temos perdido tal criatividade em detrimento das doenças adquiridas com nossa “atual” profissão.

Nenhum comentário: