sábado, 29 de maio de 2010

Aforismos - A Cura


Dizem por aí que o ser humano está caminhando rumo à eternidade (não aquela dos anos infinitos, mas aquela dos anos finitos longes de chegar), posso dizer que essa eternidade está presente em todos os respiros do homem, principalmente quando são respiros que pensam além do mero pestanejar, pois, quando a busco, de forma simplória, dou vida a esta busca. Assim, muita gente, ao usar o pensamento, se coloca frente à frente com a humanidade e plenamente dentro de seu subconsciente, uma vez que este ato de pensar nos coloca, e nos recoloca na humanidade, dando-nos, cada vez mais, mais características de humanidade... apenas somos humanos quando destes subterfúgios nos utilizamos para driblar o tempo... e se existe uma cura a ser buscada penso que esta é, por si só, e tão-somente, a única cura possível de se encontrar na eternidade (e por eterno, apenas o pensar aí se coloca). O pensamento tem coisas que a ciência ainda não encontrou, acho até que ele está além de nossa mortalidade, mas sei que ele está aí, mais presente que nossa própria vida... talvez adormecido, todavia, sempre presente. Ademais, tem também outras técnicas menos intelectuais e mais manuais para atingirmos esta estrutura cognoscente, o que não significa que estas técnicas têm o mesmo grau de abrangência de sua permanência (mas ainda assim continuo plantando minhas mudas de árvore - mudas de vida - por aí, vai que isso deixa a cura, naquele local, mais completa, não é mesmo!). E aí nos colocamos frente aos significados da vida, significando, sim, que são técnicas - técnicas que possuímos sem as conhecer... por vezes -, e que toda técnica advém da cura do pensar, e todo pensar advém da busca constante pela eternidade; e pela cura que nos leva à eternidade. Se pensar é transgredir, como disse certa vez Lya Luft, pensar é usar a cura e ganhar mais alguns anos de vida, transgredindo também a vida e o próprio pensar. Sei que o físico não nos pertence, mas a vida pode fazer parte de qualquer cura..., de qualquer transgressão, logo, pode fazer parte de nossa eternidade..., desde que a ela nos direcionamos.

sábado, 8 de maio de 2010

Aforimos - Preguiça Intelectual


Ainda não me atualizei o suficiente para reduzir minhas palavras, twitando-as. Sei que virou moda, mas é aí que busco o contrapelo... essa minha mania de nadar contra a corrente ainda vai acabar me jogando no limbo, mas tem nada não; até no vazio encontramos algo... quê algo?, sei ainda não, só sei que sempre faço isso. Não sei se por motivos ideológicos (miséria da teoria... que nos escraviza) ou metodológicos (acho tão contraproducente e, ao mesmo tempo, tão profundo estas sólidas inflexões... quiçá Nietzsche e seus aforismos profundos... e curtos), só sei que é algo mais constante que a inconstância da vida!, sei não, ainda preciso me disciplinar a respeito, mas, mais que isso, preciso achar um motivo, ou ainda, uma motivação para não me deixar subjugar pela preguiça. Ultimamente meus hobbies têm sido qualquer coisa, menos o exercício do livre-pensar. Sei que me culpo por isso, aliás, deveria mais que isso (além de me culpar), deveria me culpar e me cobrar uma solução, senão, ao menos uma motivação, pois, tenho lido muito pouco, escrito ainda menos. Não sei se por comodidade ou por preguiça (que acaba sendo a mesma coisa), sei apenas que o atrofiamento me ronda... coisa difícil: uma semana como essa, ainda mais com tantas informações me rondando; e ao mundo, as mais variadas motivações (alheias) a se mostrar, a me cobrar. Recentemente, até alguns artigos (ensaios, prefiro assim, dá-me maior sensação de liberdade..., apesar de nao sê-lo) viraram referência acadêmica. Escrita é assim mesmo, filho sem pai, aliás, filho placebo. Isso me intriga, sei que posso, mas não faço... (coisa chata), acho que preciso finalizar este aforismo antes que eu me exponha demais..., nada melhor que esta informação... aliás, este puxão de orelha!


domingo, 2 de maio de 2010

Crônicas de Cachaça


Uma lata na mão (de Antarctica), um rádio (hoje Internet... dá pra ouvir até o campeonato acreano) na cabeça, muitas idéias no chão... é o quê acontece quando a vida passa a valer menos que o Real... não que minha vida tenha virado isso, mas sim que isso tenha virado vida. Uma vida que está além de nossos dedos e nossas teclas, uma vida que consegue ser mais que vida... ela quer viver... viver mais que qualquer outra coisa. Acho que é isso... a vida passa a ser mensurada conforme os números que sua CC apresenta... e eu, qual meu número? Ainda não sei, mas não me convêm falar a respeito, convêm falar qual o desvalor que minha vida cria valor... acho que criei um filho, aliás, acho que botei um novo. Vou por aí, ainda esperando que meu ovo não choque... ou, se isso vier a acontecer, espero que meu ovo, mesmo chôco, ainda consiga me dar prazer... e viva os ovos!!!!!!